A prepar(ação) de qualquer viagem é fundamental para a realização dos objetivos que se tenha. Uma peça fora do lugar pode gerar problemas aparentemente pequenos, mas que podem virar uma bola de neve. Manda a Bici pra UTI de sua preferência. Os itens a serem testados:
USANDO ALFORGES: Alforges carregados dão um centro de gravidade baixo e estabilidade à bike. Os alforges dianteiros e traseiros devem equilibrar-se, e o peso das bolsas esquerda e direita deve ser igual. O alforge traseiro é preso à garupa sobre o eixo traseiro fora do alcance do movimento do pedivela. Consulte:
http://www.pedalserrano.com/9832/264712.html
Manual Terra de Vida ao Ar Livre
RODAS: Os aros das rodas devem estar alinhados.
PNEUS: É necessário verificar qual terreno se irá pedalar para a escolha certa do pneu (Cravo, canela, liso ou misto). Se houver variações no terreno ao longo do "trecho rodoviário" pode-se optar por levar troca de mais de um tipo de pneu ou escolher um de sua preferência e aguentar algumas dificuldades pelo caminho.
CÂMERA: É recomendado que a Câmera não tenha remendo, porém isso não é garantia de maior resistência. O ideal é levar duas reserva para garantir, além, é claro, do remendo para câmera.
FITA ANTI-FURO: Na viagem até a Bahia a fita anti-furo se mostrou útil no aumento da resistência da câmera.
FREIOS: Vale a pena gastar dinheiro em boas sapatas. Atualmente um par pode custar até R$ 60.00 reais. Porém sua durabilidade pode chegar a 4 anos. Bom custo benefício. O tipo V-brake é indicado para moutain bike.
CUBOS: Tanto o dianteiro como o traseiro devem estar bem lubrificados. Utilizar blocagem também auxilia na troca de pneus.
TRANSMISSÃO: Toda parte de transmissão (marchas) deve ser regulada. Além disso, a lubrificação e o tempo de uso da corrente tem ser levados em conta.
SELIM: O banco deve ser confortável para aguentar até 8 horas diárias de pedalada.
PEDAL: O pedal de plástico é menos resistente, porém causa menos danos a sua canela. Os de ferro e alumínio podem arrancar pedaços de sua perna. Porém para pedaladas de impacto é o recomendável (alumínio).
QUADRO: O ideal é que o quadro seja o mais leve possível. Leves e mais acessíveis são os quadros de alumínio.
BICICLETA/CICLISTA: Os ajustes entre o corpo do ciclista e a bicicleta também tem grande relevância para evitar lesões e fazer da pedalada um exercício prazeroso. Para mais informação sobre esse assunto clicar aqui.
Fonte: http://biobloganica.blogspot.com/2011/06/lesao-do-ciclismo-em-relacao.html
PEDRO SELIM

Nenhum comentário:
Postar um comentário