segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

2 º MANIFESTO SOBRE RODAS

2 º MANIFESTO SOBRE RODAS

As rodas contribuíram significativamente para o desenvolvimento dos povos. Sempre revolucionaram as relações sociais ao proporcionar autonomia energética e impulsionar a produção de riqueza. A bicicleta deu um novo significado a autonomia das relações sociais diminuindo distâncias e facilitando a comunicação de ideias e trocas, tão necessárias às culturas, economias e ecologias em nossa história recente.

A Escola Livre é o chão de areia, terra ou asfalto, de sol ,de chuva ou céu nublado. Pedalar para aprender é ferramenta que abre novos espaços públicos de cocriação e instiga a desafiar  os limites do conhecimento.  Decidir para onde ir, como ir, pra que ir, o que fazer, em quanto tempo fazer são pilares da pedalagem. Aprendizando sobre rodas. Pedalando conhecimento.


Se deliciar com o conhecimento nas escolas de hoje é difícil. Os modelos das escolas atuais com salas fechadas e pouca autonomia para os estudantes é a morte do livre pensar. A Escola Livre vem realizando viagens desde 2007 com intuito de levar o conhecimento para o real, justamente de onde ele é gerado. NA RUA! Aprende-se muito e com sorte ensina-se também.
A rua foi e é o palco das manifestações nas cidades. Quais são os ecos das vozes das ruas?  Até onde chegam? O que nos dizem?  Viajar de bicicleta é praticar a ciclopedagogia. É cooperação em meio a diversidade. É inventar um caminho que se faz ao caminhar. “A cooperação é um atributo do modo como os seres humanos se organizam e nada mais.” (Augusto de Franco)

Viajar de bicicleta não é cultural na sociedade atual, pelo fato de ser muito mais cômodo viagens de automóvel ou avião, mas para quem já provou ou teve contato com pessoas pelo trecho sabe que é perfeitamente possível. Além disso, vivemos numa economia voltada para a de transporte rodoviário, imposta pelos grandes patrões e pelo Estado, os quais não promovem ações que facilitem o uso de transporte público e bicicletas. Portanto, estamos aí para desenvolver esforços físicos, de extrema importância para o corpo humano, se divertir, sofrer (diante do capital), lutar contra a classe exploradora e conservar a biodiversidade.                                             

e      s      c      o      l      a      l      i      v      r      e      s      o      b      r      e      r      o      d      a      s

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